No dia 12 de julho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Familiar Dra Alda Guedes Garcia Oliveira – Jardim Azaleia, localizada na Rua Riverside, s/n, Bairro Jardim Azaleia, Campo Grande/MS, CEP 79116-136.
I – DA VISTORIA
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. Os problemas pertinentes às rotinas administrativas e aos atendimentos clínicos prestados na unidade, são os de maior relevância encontrados na unidade.
A quantidade insuficiente de computadores e rede de internet incompatível, prejudicam de forma considerável o bom andamento da unidade, resultando na morosidade dos atendimentos e deficiência na acessibilidade e registro no sistema integrado de saúde. (Foto 2)
Na recepção, nota-se a deficiência na climatização do ambiente, visto que os ventiladores instalados nesse setor encontram-se avariados, bem como a existência de um bebedouro extremamente deteriorado pela ferrugem e constante de recorrentes infiltrações devido a má instalação de sua rede hidráulica. (Fotos 3 e 4)
Outrossim, observa-se a extrema urgência de reparo na porta de vidro instalada na recepção da unidade, a qual está provisoriamente substituída por um tapume de madeira desde sua avaria. (Foto 5)
Como antes mencionado, o quantitativo de computadores e a morosidade da rede de internet, promove uma prestação de serviço inadequada à população, fazendo-se necessária aquisição de mais equipamentos e conexão compatível à demanda da repartição. (Foto 6)
Desde sua instalação, a porta de emergência localizada na recepção, nunca funcionou adequadamente, visto que há irregularidades em sua estrutura e não cumpre o devido papel de facilitar a saída dos frequentadores quando da ocorrência de situações críticas. (Foto 7)
Os agentes comunitários de saúde não possuem um local específico para finalizarem suas atividades. Destarte, a sala multiuso está disponibilizada para que possam concluir os trabalhos desempenhados junto à comunidade. Entretanto, as atividades inerentes a esses servidores não são adequadamente realizadas, visto que não há computador disponível aos mesmos, sendo necessário que estes utilizem seus celulares ou algum outro computador disponível. (Foto 8)
A farmácia apresenta-se adequadamente estruturada e climatizada, porém há escassez de determinados medicamentos, bem como a necessidade de farmacêutico na unidade, visto que no momento contam com um dispensador, o qual não possui competência para fornecimento de medicamentos controlados. (Foto 9)
A unidade possui uma boa estrutura física, bem dividida e espaçosa. Entretanto há uma deficiência na rede elétrica o que ocasiona recorrentes quedas de energia, afetando no atendimento e prejudicando a rotina da repartição. Ademais, faz-se necessária a adequação da climatização de determinadas salas e consultórios, as quais encontram-se ausentes de ar condicionado ou ventiladores, restando em ambientes inadequados para utilização. (Foto 10)
Observou-se em um dos consultórios, uma lista de medicamentos emergenciais recorrentemente faltosos, restando muitas vezes a ausência de atendimento aos usuários que buscam assistência na unidade. Outrossim, equipamentos médicos como esfigmas e sonar, encontram-se estragados, sendo necessário que os profissionais tragam seus próprios equipamentos, para que possam realizar os atendimentos.(Fotos 11 e 12)
O setor odontológico apresenta irregularidade na impermeabilização do forro, ocasionando a incidência de água pluvial nesse ambiente prejudicando consideravelmente os atendimentos. Outrossim, esse departamento não possui sistema de esterilização, visto que a seladora e autoclave encontram-se estragadas, sendo necessário transportar os instrumentais para outro local, visando a realização de tal procedimento. (Fotos 13 e 14)
O calçamento ao entorno da unidade apresenta-se com deformidade devido ao terreno irregular, ocorrendo extensas rachaduras sendo prejudicial à sua estrutura. Ademais, nota-se a rede de esgotamento de água construída desproporcionalmente, fazendo com que o fluxo d’água não flua adequadamente, por muitas vezes invadindo o interior da unidade. (Fotos 15 e 16)
Desde sua construção, a caixa d’água instalada em seu terreno nunca foi utilizada, tendo uma estrutura abandonada à mercê do desgaste natural do tempo. (Foto 17)
A iluminação externa da repartição inexiste devido a instalação elétrica ter sido danificada quando da poda da grama, interrompendo a transmissão de energia e posterior iluminação do local.(Foto 18)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 12 de julho de 2022.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS