No dia 11 de abril de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Pronto Atendimento – Santa Mônica, na Rua Lúcia Helena Coelho Maimone, nº 2-236, Bairro Bosque Santa Mônica II, Campo Grande – MS, 7906-676.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:00 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido a uma população de aproximadamente 9,5 (nove mil e quinhentos) cadastrados na UBSF. (Fotos 1, 2 e 3)
Importante esclarecer que, a referida unidade foi fiscalizada em 25 de março de 2021 pelo Vereador Prof. André Luis e sua equipe de assessores, conforme ofícios de nº: 137, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 168, 196, 211, 222, 229, onde foram constatados problemas de rachaduras, infiltrações graves, mofo nas paredes e teto da unidade; ar-condicionado com vazamento e falta de manutenção; móveis deteriorados; computadores antigos, internet em vários períodos sem conexão; cadeiras sem encosto, em condições precárias; extintores com a manutenção vencida; fiação exposta; estrutura aparente. Um processo de reforma já foi autorizado, porém está no aguardo de licitação.
A presente unidade foi inaugurada no ano de 2016, atualmente atende uma demanda de aproximadamente 250 pacientes por dia, podendo chegar a uma demanda de até 7 mil usuários por mês.
Como observamos, o maior problema da unidade são as infiltrações nas paredes e teto por conta da falta de manutenção do telhado, que causam mofo e deixam o ambiente insalubre para os funcionários e a população. (Fotos 4, 5 e 6)
Os problemas de móveis antigos e cadeiras quebradas estão sendo resolvidos, não observamos cadeiras sem encosto e quebradas, apenas com o assento rasgado. As rachaduras continuam e mesmo o Poder Público tomando ciência se manteve inerte até a presente data, ou seja, um ano após a última visita não houve solução de problemas de infiltrações e rachaduras. (Fotos 7, 8 e 9)
A unidade está com sua equipe de médicos e enfermeiros completa e possui 2 funcionários do programa PROINC que atuam na administração.
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, a unidade sofre com alguns outros problemas pontuais, falta de extintores de incêndio no suporte, batente da porta do consultório danificado, mictório do banheiro masculino interditado, portas em péssimo estado de conservação. (Fotos 10, 11, 12 e 13)
Os computadores utilizados pelos funcionários são antigos, dificultando sua utilização e a celeridade dos atendimentos, além da quantidade insuficiente de máquinas e por tal motivo alguns funcionários usam seus notebooks e impressoras particulares para dar agilidade ao atendimento da população, já a autoclave responsável pela esterilização dos equipamentos está em manutenção. (Foto 14)
No mais, a unidade está limpa e organizada, o problema de falta de manutenção e vazamento nos aparelhos de ar condicionado foram resolvidos, inclusive a administração está realizando inspeção em todos os aparelhos. Com relação aos servidores são todos muito educados e atenciosos com a população.
É possível observar que tais problemas continuam por omissão do Poder Público, bem como devido a falta de manutenção outros problemas estão surgindo constantemente. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.