No dia 01 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde da Família Dr. Benjamim Asato, localizada na Avenida Evelina Figueiredo Selingardi, nº 1008, Bairro Parque do Sol, Campo Grande/ MS, CEP 79075-0154. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma visto que por toda sua extensão notam-se infiltrações, extensas proliferação de mofo, rachaduras ocorrendo em sua edificação, vidros de porta e janela quebrados, bem como portas deterioradas e corroídas pela ferrugem. Não obstante, a unidade defronta com a deficiência em insumos, equipamentos e profissionais da área de saúde, evidenciado com o desfalque de farmacêutico e profissional na área de enfermagem.
Na recepção, observamos a ineficiência dos ventiladores instalados nesse local, incapazes de arrefecer adequadamente o ambiente, fazendo-se necessário o conserto ou substituição desses equipamentos, visando um conforto térmico aos usuários e servidores. Outrossim, ainda nesse setor, observamos nas paredes acúmulo excessivo de fuligem, restando em um ambiente inóspito aos usuários e servidores. (Foto 2)
Os banheiros destinados aos usuários apresentam-se em situação calamitosa. O sanitário masculino está severamente acometido por infiltração e mofo, bem como desprovido de válvula hidráulica e ferrugem acometendo azulejos. Destarte, o banheiro femino está interditado, devido ao severo grau de comprometimento afetada em sua funcionalidade. (Fotos 3 e 4)
Observamos ainda, situação análoga na sala da farmácia, que está repleta de proliferação de mofo, tornando-se um ambiente nocivo, comprometendo rigorosamente a conservação dos medicamentos, ficando estes suscetíveis à contaminação e consequente inutilização. (Foto 5)
Como anteriormente mencionado, a unidade está severamente acometida por extensas proliferação de mofo, à vista disso, um dos consultórios e a sala de inalação estão interditados, sem as mínimas condições salubres para utilização. Outrossim, salas e consultórios comumente utilizados, também estão prejudicados em sua estrutura e ambiência, com a ocorrência dessas irregularidades, viabilizando riscos à saúde de servidores e usuários. (Fotos 6 e 7)
Com igualdade, no setor odontológico, que devido a essa recorrente situação irregular de impermeabilização, encontra-se excessivamente mofado, sem as mínimas condições para uso, mas que, apesar da crítica situação evidenciada, está sendo utilizado para atendimentos, expondo profissionais e pacientes a graves riscos à saúde. (Foto 8)
Os agentes comunitários utilizam a sala de reuniões para realizarem suas atividades, porém estão desprovidos de um adequado quantitativo de computadores para que possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade. (Foto 9)
Com relação aos computadores utilizados pelos servidores da unidade, há a necessidade da aquisição de maior quantitativo de computadores, visando agilidade nos atendimentos e melhoria no setor administrativo e equipes médicas. (Foto 10)
Verificamos a precisão de conserto em portas e esquadrias, notando inúmeras portas danificadas e ferrugem ocorrendo nas esquadrias, garantindo, assim, melhoria e qualidade na estrutura da unidade. (Foto 11)
O cenário mais preocupante na unidade versa sobre a caixa d’água que abastece a unidade. Há anos o equipamento apresenta vazamento, e com o passar do tempo, devido aos danos causados pela oxidação, só agravou a situação. Na presente visita, observamos o intenso fluxo de água que extravasava do equipamento, evidenciando o enorme desperdício de água e o dano aos cofres públicos e, principalmente, à população. (Foto 12)
Observou-se a necessidade de revitalização da pintura por toda a extensão da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada, bem ainda o conserto de externas rachaduras prejudicando sua edificação. (Foto 13)
Devido ao crescimento desordenado de árvores localizadas na parte lateral da unidade, os galhos estão danificando a estrutura do telhado, permitindo a vazão de água para o interior da repartição, quando da ocorrência de chuvas, principalmente no setor odontológico, sendo urgente a necessária poda. (Foto 14)
II – CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 01 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS