I – DA VISTORIA

No dia 11 de julho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na USF Ana Maria do Couto , localizada na Rua Mitsu Daima, Nº 483, Bairro Residencial Ana Maria do Couto, Campo Grande – MS, CEP 79103-120. 

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade de saúde e trazendo informações acerca das principais demandas.

Na respectiva unidade estão cadastradas doze mil pessoas, onde está separada pelo distrito sanitário da região Imbirussu. Em média são realizados 1412 atendimentos mensais, é oferecido assistência médica generalizada, odontológica, enfermagem, imunização, farmácia, serviço social, academia da saúde, entre outros. 

A estrutura física da unidade foi inaugurada há sete anos, mas durante a construção não foi realizada a passagem de fiação elétrica pelas paredes do prédio, onde não é possível a instalação de ar condicionado, pois não existem fios elétricos passando pelas áreas onde necessita de tomadas para instalação dos aparelhos. Desta forma consultórios médicos, sala de curativo, inalação e outras salas da unidade estão sem ar condicionado e ventiladores.

Na recepção, as cadeiras da área de espera estão em números insuficientes para o alto número de pacientes, muitos aguardam em pé e em um local sem nenhuma climatização, pois dos quatro ventiladores presentes somente uma está funcionando.

Os computadores usados pelos funcionários encontram-se obsoletos e faltantes e a internet com a velocidade incompatível com a demanda, alguns servidores usam computador pessoal para conseguir realizar os atendimentos.

Na sala de esterilização a autoclave encontra-se estragada, os materiais utilizados nos atendimentos aos pacientes estão sendo levados para uma outra unidade para serem esterilizados. A autoclave é um aparelho indispensável e deveria estar em operação.

A sala de reuniões, um ambiente muito utilizado para realização de diversas atividades dos servidores, as lâmpadas estão queimadas.

A farmácia dispõe de espaço físico com infraestrutura e condições sanitárias para realização dos atendimentos aos usuários, mas esse atendimento tem sido realizado por um dispensador de medicamentos, pela falta de um farmacêutico lotado na unidade.

Alguns locais da unidade foram encontrados pontos de infiltrações, onde o problema se deve pela falta de manutenção do telhado e calhas.

O depósito de descarte de lixo existente, encontra-se sem as portas externas pois foram furtadas, as portas do depósito é de extrema importância para que os resíduos de serviço de saúde produzidos na unidade não fiquem expostos, esse local sem a devida barreira dá acesso para animais e crianças que moram na região, onde  podem ter contato com esse lixo descartado.

Fomos informadas que a unidade já foi invadida e furtada por 5 vezes, e mesmo com esse alto número de invasões por ladrões, a instituição não tem a presença de guardas patrimoniais.

No consultório odontológico somente 2 odontologistas encontram-se realizando os atendimentos, onde o número deveria ser de 3 equipes em atividade.

Um problema muito sério que nos foi relatado, foi a existência de 3 bueiros instalados na calçada da frente e lateral da unidade, onde tem gerado transtornos em dias de chuva, saem do local os mais variados tipos de sujeira, inclusive, fezes; esses bueiros transbordam e alagam toda  rua  e calçada, atingindo o estacionamento da instituição, esses dejetos ficam alojados por uma grande área, e o forte odor se estende por vários dias, acarretando  muito desconforto. Uma solução precisa ser encontrada pelo órgão competente para sanar o problema com a máxima urgência.

Verificamos a falta de extintores na unidade. É sabido que qualquer instalação predial deve funcionar conforme as condições de segurança estabelecidas por lei, onde uma delas é a obrigatoriedade de extintores de incêndio, e no caso em comento a ausência deles não garante a segurança necessária aos funcionários e usuários do local.

II. DA CONCLUSÃO

Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes, mobiliário bem conservado, estrutura física com a pintura preservada,  assim como limpeza e organização dos espaços. Entretanto, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais acima elencadas.

Em uma visão geral, mesmo diante de várias dificuldades enfrentadas, toda equipe tem prestado um atendimento eficiente, visando a melhoria progressiva das condições de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade de saúde, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 11 de julho de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]