No dia 11 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Benedito Martins Gonçalves, na Rua Antônio João Escobar, nº 01, Bairro Oliveira, Campo Grande – MS, 79091-680.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:45h e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)
A presente unidade foi inaugurada em agosto de 2018, atualmente atende uma demanda de 100 pacientes diários em média. A unidade tem convênio com a FIOCRUZ, onde recebe auxílio na estrutura da unidade, foram realizadas trocas de computadores, macas, etc.
Observamos que o atendimento à população estava rápido, visto que a unidade está com sua equipe médica completa e também possui médicos residentes atendendo os pacientes.
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, algumas salas da unidade de saúde se encontram em estado calamitoso, com diversas infiltrações no teto do auditório e no corredor principal, paredes dos corredores e consultórios médicos estão descascando, deixando os funcionários em condições quase insalubres de trabalho. (Fotos 2, 3, 4, 5 e 6)
Tais infiltrações são causadas por falta de manutenção nas calhas da unidade, visto que nunca fora realizada manutenção e limpeza.
A sala de observação clínica e procedimentos utilizada pelos munícipes enfermos está com ar-condicionado estragado por falta de manutenção. A autoclave responsável pela esterilização de equipamentos também está inutilizada há anos por falta de manutenção, mesmo sendo oficiado pela gerência, até o presente momento não houve resolução do problema. (Fotos 7 e 8)
Um grave problema, observado durante a fiscalização é que a unidade não possui extintores de incêndio, colocando a população e os funcionários em risco.
Vimos que na área externa, existe uma academia para a terceira idade, porém está desativado por conta de o local estar sendo utilizado para a realização de testes de COVID-19.
Por fim, observamos que a unidade está muito bem estruturada, organizada, limpa e os funcionários são muito atenciosos e educados.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS