No dia 24 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde da Família Dr. Edson Quintino Mendes, localizada na Av. Guaicurus, n.° 1647, Bairro Jardim Itamaracá, Campo Grande/MS, CEP 79062- 210. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A unidade encontra-se adequadamente estruturada, equipada, com equipes médicas e setor administrativo completos, propícios a oferecer o necessário atendimento aos usuários e proporcionando uma assistência acolhedora,humana e resolutiva.
Entretanto, diverso da situação acima apresentada, a estrutura física está prejudicada devido à ocorrência de recorrentes vazamentos de água pluvial, infiltração e proliferação de mofo em determinados locais, restando em ambientes insalubres, altamente nocivos.
Na recepção, observamos a ineficiência dos ventiladores instalados nesse local, incapazes de arrefecer adequadamente o ambiente, fazendo-se necessária a instalação de maior quantitativo desses equipamentos, ou então de ar-condicionado, visando um conforto térmico aos usuários e servidores. Outrossim, ainda nesse setor, observamos próximo aos banheiros destinados aos usuários, a incidência excessiva de infiltração e mofo, comprometendo a higidez e aparência do local. (Fotos 2 e 3)
Com igualdade, um dos consultórios, que devido a essa recorrente situação irregular de impermeabilização, encontra-se excessivamente mofado, sem as mínimas condições para uso, mas que, apesar da crítica situação evidenciada, está sendo utilizado para atendimentos, expondo profissionais e pacientes a graves riscos à saúde. (Foto 4)
Observamos ainda, situação análoga na sala da farmácia, que consta com vazamentos de água pluvial, recorrentes infiltrações e proliferação de mofo, tornando-se um ambiente nocivo, comprometendo rigorosamente a conservação dos medicamentos, ficando estes suscetíveis à contaminação e consequente inutilização.(Foto 5)
Os extintores dispostos por toda a extensão da unidade, encontram-se com a data de validade expirada, ficando evidente a necessária revalidação, visando assegurar a unidade como um todo, de eventuais intercorrências. (Foto 6)
Notamos a irregularidade no pavimento na parte frontal da unidade, visto que há pisos trincados e quebrados, viabilizando a ocorrência de incidentes, fazendo-se necessário conserto, preservando a passagem de cadeirantes, de idosos e de outros que tenham alguma dificuldade de locomoção. (Foto 5)
Os agentes comunitários utilizam a sala de reuniões para realizarem suas atividades. Entretanto, apesar de ser uma espaço amplo, encontra-se desprovido de mobiliário, sem a devida climatização e apenas um computador para que servidores possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade. (Foto 8)
II – CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 24 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS