Em 20 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Ivan Hildebrando da Costa, localizada à rua José Soares de Araújo, nº 80, Bairro Buriti, Campo Grande – MS, 79091-040. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
Observamos que na unidade, os equipamentos de informática são obsoletos, morosos e em número insuficiente para que os servidores executem com excelência suas atividades. (FOTO 2)
Constatamos que o auditório é utilizado pelos agentes comunitários de saúde e não há equipamentos de informática em número suficiente para que eles desempenhem satisfatoriamente suas funções. Tal sala necessita de apropriada refrigeração, a mesma dispõe apenas de um ventilador que é insuficiente para a devida climatização do local. (FOTO 3)
A unidade denota uma estrutura física e uma planta antiga, que carece de readequação e requalificação, bem como uma adequada climatização, para um maior conforto térmico tanto de usuários quanto de servidores. (FOTO 4)
Constatamos que a repartição necessita de uma revisão em sua rede elétrica, para substituição de lâmpadas queimadas e reposição das que estão em falta nas luminárias. (FOTO 5)
Foi verificado que a câmara fria do setor de vacinas aguarda reparo desde o ano anterior, a unidade utiliza uma geladeira para o acondicionamento das vacinas, mas há risco de perda, caso haja oscilação ou queda de energia. (FOTO 6)
Averiguamos que os extintores da unidade apresentam-se com a data de validade expirada, colocando em risco os frequentadores do espaço. (FOTO 7)
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas é necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos. A unidade estava limpa e organizada, carecendo, tão somente, de reparos pontuais.
A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações e remoção de mofo. Conserto ou substituição de mobiliário avariado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reposição do quadro de servidores. Instalação de iluminação no estacionamento. Reparo da autoclave.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 20 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS