Em 19 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Mauro Rogério de Barros Vanderley, localizada à rua Santa Quitéria, nº 1238, Bairro Iracy Coelho, Campo Grande – MS, 79083-350.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade atende aproximadamente 20.000 pessoas, ofertando em média 4.300 atendimentos mensais.
Verificamos que na recepção há equipamentos de informática obsoletos, morosos e em número insuficiente, para o bom desempenho das atividades dos servidores.
Apuramos que não há uma sala específica para os agentes comunitários de saúde, os mesmos utilizam o auditório, que encontra-se com equipamentos de informática em número insuficiente para a realização do trabalho destes.
Notamos que no setor de Odontologia as paredes encontram-se com a pintura desgastada e bolor evidente. Apresenta lâmpadas queimadas que necessitam de substituição.
A unidade necessita de uma revitalização da pintura em locais pontuais, pois a pintura está descascada devido a infiltrações antigas que já foram solucionadas. As esquadrias e determinadas portas mostram-se deterioradas e corroídas pela ferrugem.
Observamos que é indispensável a revisão da parte elétrica, para a substituição das lâmpadas queimadas, bem como a reposição das que faltam nas luminárias.
Constatamos que o muro que circunda a unidade é baixo, facilitando o acesso a esta, ocasionando alguns furtos. Torna-se necessário a instalação de algum dispositivo de segurança, pois a repartição não conta com agente patrimonial todas as noites.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral muito bom, é limpa, organizada, bem distribuída, com iluminação natural abundante, carecendo de reparos pontuais. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Revitalização na pintura externa e interna. Revisão da parte elétrica.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 19 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS