No dia 23 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde Familiar Drª. Soni Lydia Souza Wolf – Usf Macaúbas, localizada na Av. dos Cafezais, n° 2697, Campo Grande/MS, CEP 79073-000. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A estrutura da repartição é consideravelmente antiga, distribuída em salas e consultórios, adaptados conforme a necessidade da instituição. Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que os ventiladores instalados, não são suficientes para arrefecer o local. (Foto 2)
Observamos a necessidade de revitalização da pintura na parte externa da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada. Outrossim, nota-se a necessidade de reparos na pintura recém realizada no interior da unidade, posto que devido à infiltrações, ocorreram danos na revitalização realizada. (Foto 3)
Com relação aos computadores e internet, percebe-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos e aquisição de rede internet compatível, uma vez que o quantitativo é insuficiente e obsoleto, resultando em um atendimento moroso. (Foto 4)
É sabido que as vacinas não podem sofrer interferências na faixa de temperatura, então, a utilização de sistemas de monitoramento de temperatura e umidade é fundamental para garantir a eficácia do produto. Posto isto, faz-se iminente o conserto da câmara fria disposta na unidade, a qual encontra-se avariada, motivando que os imunizantes sejam armazenados em caixas térmicas. (Foto 5)
O setor odontológico está devidamente estruturado e equipado, notando apenas a necessidade da admissão de outro profissional de odontologia, visto que a equipe é composta de quatro profissionais, estando no momento reduzida. Quanto à esterilização dos instrumentais deste setor, esta é realizada em local fora da unidade, posto que a autoclave está em manutenção. (Foto 6)
As salas e consultórios da unidade, via de regra, encontram-se climatizadas, estruturadas e equipadas, propiciando um ambiente salutar durante os atendimento prestados neste local. Entretanto, em determinadas salas, tais como a sala de procedimentos, de curativo e a triagem, estas dispõem apenas de ventilador, não sendo o suficiente para atingir um conforto térmico adequado aos servidores e usuários. (Foto 7)
Os agentes comunitários de saúde não possuem um local específico para realizarem suas atividades. Assim sendo, estes utilizam a sala de reuniões, que não possui uma climatização adequada, nem o quantitativo suficiente de computadores para que esses servidores possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade.(Foto 8)
Na vista em comento, nos foi relatado a vulnerabilidade que servidores e usuários se encontram, posto que por vezes aqueles foram intimados, agredidos verbalmente e ameaçados violentamente com arma de fogo. Destarte, evidencia-se urgência em disponibilizar segurança especializada no local, oferecendo mais tranquilidade aos profissionais e usuários da unidade.
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 23 de janeiro de 2023
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS