No dia 21 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru, na Rua Cascais, s/n, Bairro Jardim Botafogo, Campo Grande – MS, 79070-091.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 09h e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)
A presente unidade foi inaugurada em 2012, atualmente atende uma demanda de 200 pacientes diários em média. A unidade recebeu auxílio da FIOCRUZ, com o fornecimento de dois computadores que auxiliam o atendimento na recepção.
Observamos que o atendimento à população estava célere, porém a unidade está com carência de um médico, causando sobrecarga de atendimento aos outros médicos. Um dos consultórios está sendo usado por 4 enfermeiras para acelerar o atendimento de triagem.
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, a recepção e a sala multiuso da unidade de saúde se encontram em estado calamitoso, com diversas infiltrações, deixando os funcionários e a população em condições quase insalubres de trabalho. (Fotos 2, 3, 4 e 5)
Tais infiltrações são causadas por falta de manutenção nas calhas da unidade, visto que nunca foi realizada manutenção e limpeza. Na parte externa, a grade de proteção da unidade está danificada e a porta de entrada principal está quebrada, sendo fechada com tapumes no período noturno. (Fotos 6 e 7)
Em um dos consultórios foi instalado um aparelho de ar-condicionado novo, porém a instalação elétrica não suporta o funcionamento de tal aparelho que causará sobrecarga na rede e diante disso a sala de atendimento médico não possui ventilação, ficando abafada. (Foto 8)
A autoclave responsável pela esterilização de equipamentos também está inutilizada desde outubro de 2021 por falta de manutenção, mesmo sendo oficiado pela gerência, até o presente momento não houve resolução do problema. (Foto 9)
A unidade de saúde necessita de cadeiras novas para a população e funcionários, pois são antigas e estão danificadas, o vaso sanitário dos banheiros não possui tampa e assento. Nos foi relatado ainda que as ruas no entorno da unidade e o estacionamento sofrem com a retenção de água quando chove. (Fotos 10, 11, 12 e 13)
Além disso, como na maioria das demais unidades, o que pode ser observado em unanimidade em todas as UBS visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet via rádio, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos. (Fotos 14 e 15)
Por fim, observamos que a unidade está muito bem estruturada, organizada, limpa e os funcionários são muito atenciosos e educados.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS