Em 25 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dra. Sumie Ikeda Rodrigues, localizada à rua Delmiro Gouveia, nº 427, Bairro Serradinho, Campo Grande – MS, 79104-070. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 24.000 pessoas, abrangendo os bairros Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca.
Relataram que há falta de três técnicos de enfermagem para que o quadro de pessoal esteja completo.
A unidade funciona em parceria com a FIOCRUZ, com o programa de residência médica.
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários. (FOTO 2)
Constatamos que os extintores da unidade estão com a data expirada, carecendo de recarga, colocando em risco os frequentadores de tal unidade. (FOTO 3)
Inferimos que há a necessidade de adequado arrefecimento da unidade, em algumas salas somente contam com ventiladores, sendo insuficientes para que confiram o devido conforto térmico, tanto para servidores quanto para os usuários em geral.
Averiguamos que há em locais pontuais pintura descascada,com infiltração e bolor visível, necessitando de revitalização da pintura. (FOTO 4)
Contatamos que a unidade carece de uma revisão na parte elétrica, apresentando lâmpadas queimadas e faltantes nas luminárias, prejudicando o atendimento dos usuários e o trabalho dos servidores.
Observamos que há apenas um bebedouro para atender a unidade toda, sendo insuficiente para todos os usuários e servidores que ali frequentam diariamente. (FOTO 5)
A sala destinada aos agentes comunitários de saúde conta com apenas um equipamento de informática para que estes realizem o trabalho, as paredes encontram-se com pintura corroída e bolor aparente. (FOTO 6)
Relataram que a unidade carece de que haja a presença constante de um guarda patrimonial, para segurança do patrimônio, inibindo assim atos de vandalismo e furtos.
Observamos que o estacionamento encontra-se sem iluminação e a unidade funciona em horário estendido, até às 19h00, gerando insegurança na saída dos servidores. (FOTO 7)
Averiguamos que há a necessidade de instalação de um toldo na área de entrada da unidade, para proteção das intempéries dos frequentadores da mesma. (FOTO 8)
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade e com números expressivos aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral muito bom, é limpa, organizada, bem distribuída, carecendo de reparos pontuais. Recomposição do quadro de servidores que está deficitário. Retirada do mofo. Revitalização da pintura. Substituição dos equipamentos de informática. Instalação de mais um bebedouro. Requalificação do sistema de arrefecimento. Instalação de um toldo na entrada da unidade.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 25 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS