No dia 06 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Edson Quintino Mendes, na Avenida Guaicurus, nº 1647, Bairro Jardim Campo Alto, Campo Grande – MS, 79062-532.

Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:00h e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)

A presente unidade foi inaugurada em 2003 e atualmente atende uma demanda de 150 pacientes diários em média. A unidade tem convênio com a FIOCRUZ, onde recebe auxilio na estrutura da unidade, foram realizadas trocas de computadores, macas, equipamentos etc. 

Observamos que o atendimento à população estava rápido, visto que a unidade está com sua equipe médica completa e também possui médicos residentes atendendo os pacientes. 

Conforme demonstrado nas fotos que seguem juntas ao presente relatório, alguns problemas pontuais foram verificados na unidade escolar, são exemplos: vidros quebrados nas janelas dos corredores; portas e janelas enferrujadas; pisos quebrados na entrada e na parte interna; ar-condicionado antigo em consultórios; fiação da tomada exposta. (Fotos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8)

O maior problema observado na unidade são as infiltrações em diversos pontos, na sala de odontologia há presença de infiltração com mofo na parede e teto, a mesma situação ocorre em vários outros locais, como na farmácia, recepção etc. (Fotos 9, 10, 11 e 12)

Tais infiltrações são causadas por falta de manutenção nas calhas e telhados da unidade, visto que não são realizadas manutenções e limpezas frequentes.

Um grave problema, observado durante a fiscalização é que o piso de três salas está cedendo, inclusive em um consultório que atende pessoas idosas, colocando em risco os pacientes pelo desnível do piso. (Fotos 13 e 14) 

Ainda observamos alguns outros problemas que por falta de manutenção vão se agravando, são eles: falta de lâmpadas nas luminárias, recepção escura, falta de oxigênio na sala de inalação, autoclave estragada há anos, falta de ventilador na sala dos agentes comunitários. (Fotos 15, 16, 17, 18 e 19)

Na farmácia há falta de medicamentos de uso contínuo, porém conforme observado em todas as vistorias esse problema está ocorrendo em praticamente todas as unidades de saúde. (Foto 20) 

Por fim, observamos que a unidade está muito bem estruturada, organizada, limpa e os funcionários são muito atenciosos e educados. Todos os extintores de incêndio estão dentro da validade.

É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 06 de maio de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]