Em 02 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Germano Barros de Souza, localizada à Rua Marquês de Olinda, nº 295, Bairro Universitário, Campo Grande – MS, CEP 79063-500.
Fomos atendidas por uma servidora que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido a uma população de aproximadamente 20.000 pessoas.
I – DA VISTORIA
A unidade dispõe de 11 consultórios, sendo subutilizados devido à falta de mobiliário, aparelhos de ar condicionado e equipamentos de informática, sendo que alguns estão vazios e fechados.
Na recepção nota-se a necessidade de instalação de ventilador ou ar-condicionado e alguns locais apresentam goteiras. O mobiliário da recepção encontra-se avariado e em péssimas condições. (FOTOS 1 e 2)
A farmácia está guarnecida, organizada, mas há a falta de medicamentos básicos como dipirona, prednisolona, bromoprida entre outros. O ar condicionado da mesma não está refrigerando, apenas ventilando. (FOTO 3)
Reiterou-se a necessidade da aquisição de novos computadores, visando à agilidade nos atendimentos e à celeridade na rotina dos servidores, a internet é de fibra óptica, porém ela não é bem distribuída devido a falta de repetidores de sinal. (FOTO 4)
Foi nos relatado que a unidade sofreu diversos furtos, furtaram vários materiais imprescindíveis para o funcionamento da unidade, como ares condicionados, computadores e a porta da autoclave. Relatou-nos que a unidade sofre constantes furtos, por falta de segurança e da necessidade de um vigia que permanecesse no local 24h. (FOTO 5)
Os armários da sala de coleta não estão em condições adequadas, os mesmos encontram-se sem portas, deixando exposto o que ali acha-se armazenado, podendo contaminar os materiais. (FOTO 6)
A rede elétrica necessita de reparos, estando muitos fios expostos, interruptor mal instalado, luminárias faltando lâmpadas. A rede elétrica necessita de reparos para que não coloque em risco os servidores e nem os usuários da unidade. (FOTO 7 e 8).
Atualmente a unidade tem a falta de 1 médico e 2 técnicos de enfermagem para que funcione na sua plenitude. Conta com 3 médicos, sendo um ginecologista, um pediatra e um clínico geral.
Os poucos ventiladores que estão instalados são muito antigos e já não se encontram mais peças de reposição para que sejam consertados.
Os equipamentos de informática são muito antigos e obsoletos, prejudicando o trabalho da equipe, sendo necessária a urgente substituição para que haja maior agilidade e celeridade aos atendimentos.
II – DA CONCLUSÃO
A repartição está em bom estado, mas há a necessidade de pequenos reparos, como as portas não possuem fechaduras, ficando abertas, facilitando aos furtos que ocorrem frequentemente. Os armários também estão sem portas, ficando o que está armazenado exposto.
Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes, mobiliário bem conservado, estrutura física com a pintura preservada, assim como limpeza e organização dos espaços. Entretanto, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais acima elencadas para que seja mantida a qualidade nos atendimentos realizados.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 02 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS