No dia 12 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Vila Corumbá, na Rua Vicente Pinzon, nº 459, Bairro Centro, Campo Grande – MS, 79009-030.

Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:30 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)

A presente unidade foi inaugurada em 2011, atualmente atende uma demanda de aproximadamente 4 mil pacientes cadastrados na região. A unidade de saúde está instalada em uma casa que fora adaptada.  

Logo na entrada, percebemos que na cobertura onde deveria estar instalado um toldo, uma lona adquirida pelos próprios servidores foi colocada, pois o toldo estragou e não foi recolocado. (Foto 2)

O piso da recepção não é adequado ao local, visto que é escorregadio e a unidade atende muitos idosos, nos dias de chuva o piso fica mais escorregadio, inclusive já ocorreu a queda de idosos. (Foto 3)

Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, existem diversos problemas no local, são exemplos: parede com rachaduras e pintura danificada; toldos rasgados; cadeiras em condições precárias; falta de lâmpadas nas luminárias; luminárias enferrujadas; local inadequado para o armazenamento de lixo infeccioso; tomada no consultório médico sem proteção; lâmpadas penduradas pela fiação elétrica. (Fotos 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Um dos maiores problemas da unidade é referente a acessibilidade, como o local está instalado em uma casa os corredores são estreitos, ausência de rampas para cadeirantes, bem como os banheiros não são adaptados. (Fotos 12, 13 e 14)

A autoclave para desinfecção de equipamentos está funcionando, porém, a sala de esterilização foi adaptada na sala de inalação, por isso a unidade não oferece mais o serviço aos pacientes. (Foto 15)

Os computadores presentes são antigos, lentos e não passam por manutenção frequentemente, bem como o número de equipamentos é insuficiente para atender a demanda dos servidores. A internet oferecida pela prefeitura não oferece uma velocidade razoável e dificulta a celeridade do trabalho dos servidores que acessam sistemas pesados como SISREG. (Foto 16) 

Na sala dos agentes comunitários o forro de madeira está desabando por conta de infiltrações vindas do telhado. Considerando que o local tem uma estrutura antiga, sofre frequentemente com problemas no telhado. (Fotos 17 e 18)

Na farmácia observamos a falta de vários medicamentos importantes para uso da população, bem como não há farmacêutico na unidade, o que impede a distribuição de medicamentos controlados. (Fotos 19 e 20)

Com relação aos servidores são todos muito educados e atenciosos com a população, a unidade possui um funcionário do programa PROINC, porém está de atestado médico. 

É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 12 de maio de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]